O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está executando o projeto de extensão “Silêncio para o Saber”, com o objetivo principal reduzir a poluição sonora nas adjacências de três escolas do centro do município de Pinheiro – MA.
A iniciativa, coordenada pelo servidor Saymon de Freitas Oliveira Lisboa, especialista em gestão e educação ambiental, é pioneira no município e atende, de forma prioritária, estudantes neurodiversos (com transtornos sensoriais, autismo, TDAH e outras condições), que são mais vulneráveis aos impactos do ruído excessivo.
O projeto busca reduzir os efeitos negativos da poluição sonora no desempenho acadêmico e na qualidade de vida de alunos, professores e funcionários das escolas “Inah Rego”, “Semente do Saber” e “Educar”, incluindo 47 estudantes com transtornos e deficiências. Além disso, a iniciativa visa sensibilizar a comunidade local sobre a importância do respeito ao silêncio em áreas escolares e estimular o interesse dos jovens pelo curso técnico de Meio Ambiente do IFMA, por meio de oficinas práticas com alunos do 9º ano. “Buscamos criar ambientes mais saudáveis e propícios ao aprendizado e ao bem-estar da comunidade escolar”, destacou Saymon Lisboa.
A execução do projeto incluiu o levantamento e análise de dados por meio de medições in loco dos níveis de ruído nas áreas próximas às escolas, utilizando o decibelímetro, com apoio de alunas bolsistas do curso técnico de Meio Ambiente do IFMA. Com essas medições, foi possível identificar as principais fontes de poluição sonora.
Em seguida, foram implementadas medidas de mitigação de poluição por meio da instalação de placas educativas nas escolas, alertando sobre a proibição de ruídos acima dos níveis permitidos por lei. As placas, produzidas em material resistente às intempéries, já foram fixadas nas três instituições.
Também foram distribuídos panfletos relacionados ao tema, além de terem sido realizadas oficinas educativas nas turmas do 9º ano das escolas contempladas com o projeto. Elas abordaram os impactos da poluição sonora, as técnicas de medição ambiental e as noções básicas sobre gestão ambiental.
O projeto conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo membros do Grupo de Pesquisa de Gestão em Saúde Ambiental (GESA), seis estudantes voluntárias do curso de Medicina da UFMA, três alunas bolsistas do curso técnico de Meio Ambiente do IFMA e uma cuidadora escolar especialista em educação inclusiva.
Como consequência do projeto, a equipe acredita que haverá uma atração de novos alunos da comunidade para o curso técnico de Meio Ambiente oferecido pelo IFMA, fortalecendo a formação de profissionais na área ambiental. “Ao final das ações, esperamos ainda uma redução significativa dos níveis de ruído no entorno das escolas, bem como uma maior conscientização da comunidade sobre os efeitos da poluição sonora”, destacou o coordenador do projeto. “Acreditamos também que os maiores beneficiados serão os estudantes neurodiversos que necessitam de ambientes adaptados às suas necessidades sensoriais”, prosseguiu Saymon.
Além de beneficiar diretamente as escolas participantes, o projeto “Silêncio para o Saber” contribui para a construção de uma cultura de respeito ao silêncio e à qualidade de vida urbana, alinhando-se às políticas de educação inclusiva e sustentabilidade ambiental promovidas pelo IFMA. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a transformação social e a valorização do conhecimento técnico-científico aplicado às demandas locais.