Os moradores de Cedral estão enfrentando sérias dificuldades para acessar atendimento médico em sua própria cidade, devido à precariedade dos serviços de saúde local. Muitos têm sido forçados a viajar cerca de 80 km até Cururupu em busca de cuidados básicos, o que se torna ainda mais alarmante em situações de emergência.
Recentemente, um acidente envolvendo um motociclista na rodovia entre a sede e o povoado de Outeiro trouxe à tona novamente a questão da falta de serviços de saúde adequados no município. Apesar de promessas de campanha do atual prefeito, Danilo, a situação não melhorou, mesmo com quase R$ 2 milhões recebidos em repasses do Governo Federal especificamente para a saúde de Cedral.
Os relatos de moradores indicam uma grave escassez de médicos, falta de medicamentos e a ausência de exames laboratoriais. Uma moradora de Outeiro expressou sua frustração: “A gente chega e ouve que não tem médico, ou então que ele só atende em determinados horários. Quem precisa de atendimento urgente fica à mercê da sorte.”
Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde de Cedral não se pronunciou oficialmente sobre a situação. Enquanto isso, os cidadãos seguem dependendo da boa vontade de motoristas que costumam se dispor a ajudar e da estrutura de atendimento de outras cidades para conseguir o que deveria ser um direito básico: a saúde de qualidade. Um levantamento do Blog do Vandoval Rodrigues revela que, apesar dos recursos destinados à saúde, a administração do prefeito parece não ter priorizado melhorias significativas nesse setor, deixando a saúde do município em estado crítico.
Do Blog do Vandoval Rodrigues