Maranhão registra seu primeiro transplante de medula óssea

O estado do Maranhão registrou pela primeira vez e de maneira bem sucedida o seu primeiro transplante de medula óssea. O paciente Uzias Adriano de Carvalho Filho, de 68 anos, realizou a operação no dia 10 de junho e recebeu alta em 27 do mesmo mês. A intervenção aconteceu no Hospital São Domingos.

“É um marco histórico na medicina do Maranhão que possibilita o controle e cura de diversas doenças sem que os pacientes precisem se afastar dos seus entes queridos num momento de fragilidade”, celebrou o hematologista Ademar Moraes.

O paciente era portador de mieloma múltiplo que surge na medula óssea e pode afetar o rim, ossos e também na produção de sangue.

Primeiramente, foi feita a retirada de células tronco do próprio paciente e, em seguida, infundidas nele mesmo. A equipe médica garantiu que a medula óssea já se encontra em funcionamento no paciente.

“O transplante foi bem sucedido, pois houve a enxertia (popularmente conhecida como pega da medula), que é o funcionamento adequado da medula óssea. Ela começou a funcionar 10 dias após a infusão das células. Condizente com a literatura internacional”, afirmou Ademar Moares.

Deixe uma resposta

  • O que está procurando?