Lançamento do foguete HANBIT-Nano é adiado e fica para sexta (19), em Alcântara

O aguardado voo inaugural do foguete HANBIT-Nano, que promete entrar para a história como o primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território brasileiro, não será realizado nesta quarta-feira (17). A operação foi novamente adiada e agora está prevista para sexta-feira (19), no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

A decisão partiu da empresa sul-coreana Innospace, responsável pela missão, após a identificação de uma inconsistência técnica durante as inspeções finais. Segundo a companhia, foi detectada uma anomalia em um equipamento de resfriamento associado ao sistema de alimentação do primeiro estágio do foguete, o que exigiu a substituição imediata de componentes.

A Innospace informou que o problema é pontual e não afeta a integridade estrutural do veículo, nem compromete o sucesso da missão. Como a correção pode ser realizada com o foguete já posicionado na plataforma de lançamento, o novo cronograma prevê um intervalo reduzido até a próxima tentativa.

Responsável pela coordenação das operações no CLA, a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que mantém equipes técnicas e sistemas operacionais em prontidão, aguardando a execução do novo planejamento.

Este é o segundo reagendamento da missão Spaceward. Em novembro, o lançamento também foi suspenso às vésperas da decolagem para a realização de testes adicionais de desempenho.

Deixe uma resposta

  • O que está procurando?