O IFMA Campus Pinheiro, sob a coordenação do Prof. Ronaldo Silva Júnior, concluiu com êxito três importantes projetos de extensão que ampliaram o acesso ao conhecimento para a comunidade acadêmica e local. Essas iniciativas – “II Mendeley em Foco: aperfeiçoando suas habilidades de referenciamento bibliográfico”, “Mentes em Movimento: educação lúdica com jogos de tabuleiro” e “Consumidor Empoderado: aprendendo direitos, exercendo cidadania” – foram implementadas com sucesso e trouxeram impactos relevantes no desenvolvimento científico, pedagógico e na promoção da cidadania ativa.
No projeto “II Mendeley em Foco”, sua segunda edição reuniu estudantes, docentes e pesquisadores para aprimorar competências no gerenciamento de referências bibliográficas – ferramenta essencial para a produção acadêmica de qualidade. Durante 10 horas de aulas presenciais e oficinas práticas, os participantes aprenderam a organizar, armazenar e formatar citações por meio da plataforma Mendeley Desktop.
“Capacitar os usuários para o uso autônomo e eficiente dessa tecnologia contribui para elevar a qualidade dos trabalhos e reforçar a integridade das pesquisas realizadas na instituição”, ressaltou o Prof. William Quezado, subcoordenador da ação.
O projeto “Mentes em Movimento” utilizou jogos de tabuleiro como recurso pedagógico inovador para fortalecer habilidades cognitivas e socioemocionais. Realizados na sala de inovação do campus em encontros quinzenais aos sábados, os jogos Banco Imobiliário, Detetive, Pandemic e Ticket to Ride foram instrumentos para desenvolver raciocínio lógico, cooperação e tomada de decisões.
Esse processo foi mediado por monitores e complementado por avaliações ao término de cada sessão, que evidenciaram avanços significativos no engajamento e desempenho dos participantes, oriundos tanto da comunidade interna quanto externa.
Já o projeto “Consumidor Empoderado”, coordenado pelas Professoras Marcelle Cantanhede e Alyne Cunha, teve como objetivo difundir os princípios do Direito do Consumidor, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Com duração de três meses e encontros mensais que totalizaram 20 horas de capacitação, o projeto envolveu servidores, estudantes e membros da comunidade.
A metodologia aliou aulas expositivas, debates, análises de casos práticos e ferramentas digitais interativas, proporcionando aos participantes maior autonomia para identificar abusos e exercer seus direitos, o que reforça a cidadania e contribui para relações de consumo mais justas.
A conclusão dessas três ações reforça o compromisso do IFMA Campus Pinheiro com o desenvolvimento humano e acadêmico. “Por meio dessas iniciativas bem-sucedidas, o campus reafirma seu papel transformador ao integrar tecnologia, práticas lúdicas e conhecimentos jurídicos para preparar sua comunidade para os desafios contemporâneos”, destacou o Prof. Ronaldo Silva Júnior.
Cada projeto contribuiu para a formação de cidadãos críticos e ativos, capazes de transformar seu cotidiano através do conhecimento e da inovação.