A Ocidental Comércio e Serviços LTDA, que também opera em mais de 43 áreas, como a distribuição de água por caminhões, terraplenagem, perfuração e construção de poços, e artigos de papelaria, tem enfrentado serias suspeitas de fraude relacionadas a um contrato com a prefeitura de Cedral, no Maranhão. Sob a gestão do jovem prefeito Danilo Rafael Ferreira Moraes, do PSB, o desdobramento desse caso se revelou intrigante, como apurado pelo Blog do Domingos Costa.
No dia 09 de abril, a administração municipal assinou um contrato no montante de R$ 1.440.196,20 (um milhão, quatrocentos e quarenta mil reais e duzentos e noventa e seis centavos) com a Ocidental Comércio e Serviços LTDA, destinado à prestação de serviços de coleta de lixo domiciliar e limpeza pública.
Conforme indicado no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a empresa mencionada é registrada sob o nome de Thiago Ferreira Barros e tem seu endereço localizado na Rua Alto do Bom Jesus, nº 04, no bairro da Maioba, em Paço do Lumiar. O contrato nº 014/2025, disponibilizado no diário oficial da cidade, levanta algumas interrogações. É interessante notar que a empresa foi a vencedora do Processo Administrativo nº 0503.03.01.5/2025 e da Ata de Registro de Preços nº 003/2025, mesmo possuindo como atividade econômica principal a construção de edifícios.
Ademais, as outras 43 atividades econômicas listadas no Cadastro da Ocidental Comércio são divergentes da função que a empresa pretendia exercer na prestação do serviço de limpeza pública. Entre as funções, destacam-se a distribuição de água, serviços de instalação e manutenção elétrica, e até o comércio de produtos saneantes.
Um aspecto que instiga a curiosidade é a atuação da Ocidental Comércio no ramo de construção de obras de arte especiais, que é notavelmente distinta dos serviços de limpeza. O Blog do DC também destaca que essa empresa possui vínculos com 21 prefeituras diferentes, movimentando valores expressivos que podem totalizar dezenas de milhões de reais para diversos serviços.