A senadora maranhense Eliziane Gama (PSD) vive um dos momentos mais delicados de sua trajetória política. De acordo com a nova pesquisa do Instituto Vox Brasil, divulgada nesta sexta-feira (4), Eliziane aparece com apenas 3% das intenções de voto, empatada com o ex-deputado estadual César Pires (Novo) na lanterna da corrida pelo Senado em 2026.
O levantamento ouviu 957 eleitores entre os dias 30 de junho e 3 de julho, em 40 municípios do Maranhão, incluindo a Grande Ilha de São Luís. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.
Sem o nome do governador Carlos Brandão (PSB) entre os pré-candidatos, o ministro dos Esportes André Fufuca (PP) lidera a disputa com 25%, seguido pelo senador Weverton Rocha (PDT), com 22%. O ex-senador Roberto Rocha (sem partido) aparece em terceiro, com 18%, e Hilton Gonçalo (Mobiliza), ex-prefeito de Santa Rita, registra 12%.
Os números preocupantes para Eliziane refletem uma sequência de tropeços, como a frustrada articulação para a presidência do Senado, que gerou fissuras dentro de sua base política e a afastou de aliados estratégicos.
Se quiser se manter relevante no cenário político de 2026, a senadora precisará de uma guinada urgente. Afinal, como no xadrez, quem não sabe mover as peças pode ser eliminado do jogo.m…