O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta para chuvas intensas em várias partes do Brasil. A vigência do aviso é entre as 10h deste sábado (26) até as 10h de domingo (27). Dentre os estados afetados, o Maranhão apresenta áreas em situação de risco devido à possibilidade de tempestades.
A previsão meteorológica aponta para precipitações que podem variar de 30 a 60 mm/h, ou entre 50 a 100 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos fortes com velocidades entre 60 a 100 km/h. Os principais perigos incluem interrupções no fornecimento de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Entre os municípios maranhenses sob alerta, estão:
- Amapá do Maranhão
- Central do Maranhão
- Centro Novo do Maranhão
- Itinga do Maranhão
- Junco do Maranhão
- Maranhãozinho
- Nova Olinda do Maranhão
- Olinda Nova do Maranhão
- Porto Rico do Maranhão
- Santo Amaro do Maranhão
- Serrano do Maranhão
O alerta se estende a outras regiões do Brasil, afetando partes dos estados do Pará, Amapá, Tocantins, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Goiás. Áreas como o Nordeste Paraense, Marajó, Baixo Amazonas, Norte do Amapá, Oeste Maranhense, Sudoeste Paraense, Metropolitana de Belém, Sudeste Paraense, Leste Maranhense e Sul do Amapá estão entre as mais criticamente afetadas.
Para garantir a segurança da população, o Inmet recomenda que durante os ventos fortes, as pessoas evitem se abrigar sob árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas publicitárias. É aconselhável também desconectar aparelhos elétricos e desligar o quadro geral de energia em situações de risco. Em caso de emergência, os cidadãos podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

